Fotografar parte dos protagonistas da música brasileira e difundi-la das maneiras mais diversas, originais e acessíveis. Este é o binômio que instigou o Gafieiras a convidar fotógrafos de formações, atuações e olhares distintos para compor o Grupo de Fotografia.

Filiado ao compromisso editorial do Gafieiras e pautado em ensaios, retratos, coberturas/reportagens fotográficas, o Grupo de Fotografia registra intérpretes, instrumentistas, compositores e pessoas que, de algum modo, se relacionam com a música no Brasil, independentemente do gênero ou época.

O objetivo do grupo é gerar um acervo iconográfico de relevância estética e editorial capaz de mostrar a variedade musical do país, e também encontrar novas formas de difusão para esse acervo – além das tradicionais exposições em galerias e publicação em jornais, revistas e sites.


Fotógrafos

:: Ernesto Rodrigues é graduado em Jornalismo (UNESP). Começou sua carreira como repórter-fotográfico em 1987 no interior de São Paulo. Chegou em 1999 à capital paulista para trabalhar no jornal Folha de S. Paulo. Atualmente está no jornal O Estado de S. Paulo. Paralelamente ao fotojornalismo, desenvolve um projeto fotografando os romeiros de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE).

:: Fernando Angulo formou-se em Design Gráfico (UNESP) e estudou fotografia no Senac (Ribeirão Preto/SP). Foi docente em Metodologia Visual na Universidade de Franca e, em São Paulo, trabalha em seu próprio estúdio de fotografiadesign gráfico. Desde 2003 desenvolve um trabalho autoral em preto-e-branco em médio formato, de livre pesquisa em fotografia de rua, envolvendo viagens pelo Brasil. 

:: Jefferson Dias, bacharel em Artes Visuais, trabalha com fotografia há seis anos e fotografa há quatro. Tem experiência em retrato, still e fotojornalismo, além de pós-produção, finalização de imagens e gerenciamento gráfico. Prestou serviços a Cia de Foto, Itaú Cultural, Revista da Indústria (FIESP), TAM Magazine, Época Negócios e Valor Econômico, entre outros.

:: João Correia Filho é graduado em Jornalismo e desde 1997 atua como fotojornalista. Atualmente é colaborador em importantes revistas no Brasil e no exterior, como a National Geographic, Horizonte Geográfico, Gula, Revista do Brasil, Planeta, Língua Portuguesa e Grande Reportagem. Paralelamente, realiza trabalho fotográfico a partir da literatura, principalmente sobre a obra do escritor João Guimarães Rosa.

:: Otavio Valle é formado em Jornalismo (UNESP) e há 15 anos atua como repórter-fotográfico. Também trabalhou como free-lance no interior do estado para veículos como O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Época e O Globo. Lecionou fotojornalismo na UNESP - Bauru (1997/2000), USC - Bauru (1999/2000) e Unorp - Rio Preto (2003). Trabalha como jornalista em São Paulo desde 2007.

:: Renato Nascimento é fotógrafo e colaborador na reestruturação e digitalização do acervo visual da TV Cultura. Como fotógrafo, iniciou sua carreira nessa mesma empresa em 2003, registrando toda a programação e musicais para divulgação e também para o acervo do Núcleo de Documentação da TV. Atua também como fotógrafo de espetáculos com os grupos teatrais Letras em Cena e Diálogos Sonoros. Participou da produção fotográfica do livro Fernando Faro – Baixo.

:: Ricardo Ferreira foi professor de fotografia no SESC Pompéia (2001/02) e no Senac (2000/08). Atua como fotógrafo freelance, laboratorista em preto-e-branco e pesquisador de processos fotográficos analógicos e digitais. Participou dos livros Embu (2003), Cubatão (2005) e das exposições individuais Velocidade (1999) e Retratos (2000). Acaba de lançar o livro Na estrada, um ensaio fotográfico sobre a vida dos caminhoneiros no Estado de São Paulo.


Produção e coordenação

:: Andréia do Nascimento é jornalista e produtora executiva da Associação Cultural Gafieiras.

:: Ricardo Tacioli é sociólogo e produtor cultural, e um dos editores do site Gafieiras.

:: Associação Cultural Gafieiras nasceu em 2001 como site de longas entrevistas, notícias e colunas que se dedica a divulgar e refletir as histórias da música brasileira, independentemente do gênero ou época. É dirigida por Dafne Sampaio, Daniel Almeida, Max Eluard e Ricardo Tacioli.